Ser CALAMBAUENSE, é ter berço diferente! É recordar o passado, acreditar no futuro e viver o presente.


A "capital" de Presidente Bernardes: Cruzes

    Segundo a tradição, sempre cultivada pelos antepassados que viveram na região, e aceita pelos moradores mais antigos da localidade, o nome de Cruzes surgiu em virtude da existência de numerosas “Cruzes” levantadas a beira das estradas do “Patrimônio”. Na época havia muitos homicídios na região, talvez pela alta absoluta de autoridades policiais e também pela falta de meios de comunicação - o que dificultava a manutenção da ordem pública na localidade e regiões vizinhas. A verdade é que o nome “Cruzes” soava mal – dava a idéia de “muitas mortes”, por causa disso o Arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, numa de suas visitas pastorais à comunidade, propôs a troca do nome de Cruzes, por São Nicomedes. Estando repleta a Capela – pois estava sendo ministrada a Crisma – muita gente afluía à comunidade. Todos concordaram com a mudança do topônimo – como uma homenagem ao Bispo Dom Nicomedes Grossi – pelos relevantes serviços que ele prestou, quando Pároco de Presidente Bernardes, à comunidade de Cruzes. A bem verdade é preciso que se diga, o maior benfeitor de Cruzes, sempre foi a continua sendo o Padre José Nicomedes Grossi, hoje falecido, mas tendo como ultima arquidiocese a de Bom Jesus da Lapa – na Bahia.

    Ele exerceu uma verdadeira catequese na comunidade de Cruzes. Foi ele que construiu a Capela hoje já reformada e ampliada; foi ele que construiu a casa paroquial e organizou todo o patrimônio da Capela. Traçou as primeiras ruas, a Praça Principal, construiu o Cemitério e loteou parte do terreno pertencente à Capela facilitando a venda de lotes para quem desejasse construir, Incentivo o desenvolvimento do ensino na localidade cedendo à casa paroquial, gratuitamente, para residência de professores, que desejassem lecionar na comunidade. Foi Inspetor Escolar por muitos anos, e como tal, de preocupava com a melhoria do ensino, influenciando os governantes do Município à construção do primeiro serviço de água potável que abastecia a localidade – água captada nos terrenos próximos à Capela, de propriedade do vereador Joaquim José Pereira. (Hoje o serviço foi melhorado com a construção de um poço artesanal, pela prefeitura). Havia – um prédio escolar construído em 1957 – 1958, no governo do primeiro prefeito do município, José Pedro Fernandes.

    Construiu – se em 1967 o novo prédio escolar – com recursos do Ministério da Educação e Cultura, conseguidos pelo Deputado Federal Pedro Maciel Vidigal a pedido do vereador Joaquim José Pereira. O prédio foi inaugurado no dia 22 de setembro de 1967 – com a presença do Arcebispo Dom Oscar de Oliveira e do Padre Theóphilo Lopes de Andrade e do prefeito Antônio Quintão Carneiro. Foram paraninfos na bênção do prédio os vereadores, Joaquim José Pereira e Jacinto Pereira Sabino. O prédio levou o nome de Antônio Lucas Martins, numa homenagem ao professor que durante muitos anos alfabetizou muitas pessoas em sua casa – onde funcionava um pequeno comércio, conhecido por todos como “Veda do Senhor Teque”. No novo prédio, passou a funcionar as escolas combinadas de Cruzes, em virtude da primitiva escola se encontrar em péssimo estado de conservação.

    A primeira turma de quartanistas das escolas combinadas, oi diplomado no nosso prédio no dia 10/12/1967 – sendo paraninfo o prefeito Antônio Quintão Carneiro.

    No dia 24/11/1967 – (numa sexta – feira) – com a presença de alguns funcionários da CEMIG e dos vereadores Joaquim José Pereira, Jacinto Pereira Sabino e do Presidente da Câmara Palmiro Pereira Paiva, do secretário da Câmara Antônio de Freitas Soares e do prefeito Antônio Quintão Carneiro, às 16 horas e 15 minutos, acenderam – se as luzes, em Cruzes. Abriram – se os novos caminhos para o progresso. Foi construído em 1986, pelo prefeito Geraldo de Oliveira Maciel o prédio onde hoje funciona a E. E. Antônio Lucas Martins.

Foi construído o jardim, calçamento da Rua Principal e instalou – se o telefone com discagem direta à distância; construiu – se o Posto de Saúde; construiu – se a praça de esportes instalou – se a torre de televisão; tudo isso durante os governos dos prefeitos, Realino de Almeida, Geraldo de Oliveira Maciel e Izaltino Vital de Souza (1977 – 1982 – 1986 – 1990 – 1996).