Ser CALAMBAUENSE, é ter berço diferente! É recordar o passado, acreditar no futuro e viver o presente.


Contos, causos, poesias, pensamentos...

Data: 06/02/2012

De: 1º CONCURSO DE BELEZA DE NOMES DE CIDADES BRASILEIRAS

Assunto: " UM TORNEIO PELO QUAL SE VERIFICA QUE A ARTE DE NOMEAR POVOAÇÕES SE PERDEU, COM O PASSAR DO TEMPO" / COMPLEMENTO - Ensaio

"FEIO SÃO OS NOMES DE GENTE APLICADOS A CIDADES."
" Santa Catarina tem um fraco por dar nome de gente às cidades.Há as que se apresentam com nome e sobrenome(Abdon Batista, Lebon Régis, Otacílio Costa), as que incluem os títulos ( Dr Pedrinho, Frei Rogério, Major Gercino) e as que se resumem a uma palavra (Galvão, Blumenau).No total 34, dos 293 municípios do estado, levam nome de gente. BLUMENAU, duro nome alemão, tanto se impôs como nome de cidade que até se esquece que homenageia seu fundador. Salva-se por isso.
BELO HORIZONTE é um nome ao qual é preciso se acostumar. Machado de Assis, que viu nascer a nova capital das Minas Gerais, estranhou que ela fosse batizada com uma exclamação.
Feio são, em regra, os nomes terminados em 'lândia' e em 'polis' - Analândia(SP) Epitaciolândia(AC) Mantenópolis(ES).Goiás tem dezoito cidades em lândia e 24 em polis(de Amorinópolis a Vicentinópolis, e, se o leitor ainda não está satisfeito, Damianópolis, Mutunópolis e Palminópolis).Para não se pensar em má vontade para com Goiás, o PRIMITIVO nome da antiga capital do estado é dos mais bonitos já inventados no país --- VILA BOA DE GOIÁS. Confirmam que hoje em dia se perdeu o rumo, na arte de nomear povoações. Exceção, na feiúra dos nomes em polis, são Petrópolis e Teresópolis. Eles se salvam pelas homenagens à família real brasileira. Florianópolis poderia ser outra exceção, por causa do "flor" da primeira sílaba, e mais ainda por causa do simpático apelido de "Floripa", mas há um problema: Florianópolis homenageia o marechal Floriano Peixoto, por ordem de quem foram massacrados, freqüentemente pelo método de cortar cabeças, os rebeldes da Revolução Federalista de fins do séc XIX. Ou seja: a cidade homenageia seu algoz.
Há nomes de uma beleza triste, às vezes trágica. O melhor exemplo é Afogados da Ingazeira(PE), notável pela coragem de homenagear gente que se afogou por lá. Baía da Traição(PB) pertence ao mesmo gênero. Já DORES DO INDAIÁ no coração de Minas, é dos nomes mais bonitos do Brasil. Merece fechar este I Concurso de Beleza de Nomes de Cidades Brasileiras, criado e desenvolvido por este colunista. Concursos similares o leitor está AUTORIZADO a estender para outros setores. Qdo se está cansado de discutir as coisas em si, uma alternativa é discutir o nome delas."

* Mat parc extraída da revista Veja/Col.Ensaio: Roberto P. de Toledo.


Voltar